Meningite Infantil
A meningite é a inflamação das três membranas (meninges) que revestem o cérebro e a medula espinhal.
Embora a meningite possa afetar pessoas de qualquer idade, bebês com menos de 2 anos correm o maior risco de contrair meningite. Seu bebê pode pegar meningite quando uma bactéria, vírus ou um fungo que infecta outra parte do corpo viaja na corrente sanguínea para o cérebro e a medula espinhal.
Descubra como identificar os sintomas da meningite.
A meningite em recém-nascidos e bebês é diferente.
Sabe qual é a diferença da meningite em recém-nascidos e bebês?
A meningite em recém-nascidos é causada por uma infecção da corrente sanguínea. A infecção é normalmente causada por bactérias adquiridas no canal do parto, mais comumente estreptococos do grupo B, Escherichia coli e Listeria monocytogenes.
Bebês mais velhos e crianças geralmente desenvolvem infecção através de contato com secreções respiratórias (por exemplo, saliva ou muco nasal) que contêm bactérias que causam a meningite. As bactérias que podem infectar bebês e crianças mais velhas incluem Streptococcus pneumoniae e Neisseria meningitidis. O Haemophilus influenzae tipo b era a causa mais comum de meningite, mas a vacinação disseminada contra esse organismo agora o transformou em uma causa rara. As vacinas atuais contra o Streptococcus pneumoniae (denominadas vacinas pneumocócicas conjugadas) e contra o Neisseria meningitidis (chamadas de vacinas meningocócicas conjugadas) também estão fazendo com que esses organismos se tornem causas raras de meningite infantil
Entre Em Contato
Dra Ludmilla Athayde Neuropediatra
Ligue
(21) 99710-0235
Endereço
Rua Visconde de Pirajá, 595 - Ipanema
CEP: 22440-033, Rio de Janeiro
Horário de Funcionamento
Segunda - Sexta: 09:00 - 18:00